Sejam bem vindos

Chá quente e bolo por favor! Vão entrando e sintam-se em casa. A sua visita me faz muito feliz :)

domingo, 22 de abril de 2012

Parabéns para a nossa terra querida!



Querida terra, estas a completar mais um aninho hoje, talvez não estejas sendo tão bem aproveitada ou até mesmo desperdiçada, destruída. São tantos prazeres que tu nos das mais são tão poucos que te damos. Jogamos papéis em teu chão, poluímos os teus rios, estragamos a tua plantação e ainda deixamos apodrecer os teus frutos. És um ser estimável, de beleza natural, em tuas terras nascem as belezas dos manguezais. Quando a chuva escorre em ti, faz subir um cheiro especial da tua terra, um cheiro de natureza, um cheiro único que só tu tens. Quanta dor em querida terra? Quantas árvores são arrancadas do teu solo? causando em ti uma ferida! Quantos lixos são jogados diariamente em ti fazendo o chorume escorrer e causar mal a ti e a água tua companheira fiel. Talvez se dessem mais valor a ti, talvez se dessem mais valor a água, talvez se dessem mais valor a natureza, viveríamos melhor, tanto você quanto eu. Pois preciso tanto de você, quanto você precisa de mim. De ti eu tiro o fruto que como, em ti eu posso plantar e colher, se te cativo, iras cativar-me também. Iras dar-me bons frutos e eu terei o que há de melhor em minha mesa.  És a nossa casa, e casa de todos os seres vivos. Todas as atividades humanas causam em ti um efeito negativo, mais é claro são as atividades negativas aquelas que te destroem. Pois em meio a esse bando que te causam malefícios, existem aquele bando que te fazem benefícios, que cuidam de ti, e acredito que seja por essas pessoas que tu aguentas (ainda) tanta dor...
Um dia as pessoas iram se conscientizarem, temo que possa ser tarde e tu já estará toda destruída. As queimadas na mata Atlântica, elas fazem mal a teus ares, poluem tudo e ainda mata os animais que lá vivem, esses bichinhos que fazem tão bem a ti e a nós né verdade? A nossa megalomania e egocentricidade  tem que valer para alguma coisa... Quanta destruição!!!
Homens exploram-te como se fosses propriedade deles, como se tu tão somente estivesse destinada a tanta destruição, és um presente de Deus para nós, para que possamos usufruir de teus frutos, água, solo, ar, vegetação, animais, etc... Mais séria usufruir de forma não explorativa, e sim  de forma benéfica que trouxesse o bom para todos inclusive para ti. Eu sei, não estais nada bem com tanta coisa acontecendo em volta de ti, tanta coisa mesmo. É um movimento aqui, outro ali, é um tremetreme aqui é outro tremetreme ali. As pessoas se perguntam o que está a acontecer? Eu penso quieta, estais respondendo as brutalidades, estais respondendo as agressões que te causam consequentemente com outras agressões, estais mostrando o quando sofres, porque és viva e nós estamos te matando com tanta falta de consciência... Um pouco mais de responsabilidade iria fazer bem a ti, e a todos nós que vivemos em ti, só peço consciência a todos para que tu vivas por muitos e muitos anos.





"A Terra é nossa casa e a casa de todos os seres vivos. A Terra mesma está viva. Somos partes de um universo em evolução. Somos membros de uma comunidade de vida independente com uma magnífica diversidade de formas de vida e culturas. Nos sentimos humildes ante a beleza da Terra e compartilhamos uma reverência pela vida e as fontes do nosso ser..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário